Pular para o conteúdo principal

COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA: DOCUMENTO 100 CNBB



RESENHA

“A Igreja tem inicio com a pregação da boa nova, o Reino de Deus manifestado nas palavras, nas obras e na presença de Cristo”. (cf. LG, n. 5). O presente documento tem sido uma espécie de facho de luz para a Igreja do Brasil frente aos novos desafios da modernidade, atendendo aos apelos do Papa João XXIII que influenciou todo o direcionamento do Concílio Vaticano II, que é a observância dos sinais dos tempos, e o cuidado de a vida eclesial continuar sendo referencia para os povos e nações. Neste texto é retomado com maestria o documento de Aparecida (Dap) que nos impulsiona a sermos discípulos e missionários divulgando a boa nova de Cristo aos povos. 

As atividades eclesiais, bem como, as atividades pastorais dos padres, diáconos e leigos devem está em sintonia para que o propagar da palavra, o acolhimento aos menos favorecidos e a administração dos sacramentos não sejam prejudicados, com isso urge uma nova restruturação das paróquias, deixando ser uma estrutura burocrática para ser um centro de referencia de vida pastoral e vivencia evangélica, inspirado nas primeiras comunidades cristãs pós-testamentárias.

Introduzindo nessa problemática de comunidade, o texto nos leva a pensar a paróquia durante os muitos séculos que se passaram que tem sido presença pública da Igreja, porém as mudanças e os novos desafios de nossa época, bem como a secularização diminuíram sua influência na vida da sociedade. Com isto cresce o desafio de renová-la tendo em vista sua missão de evangelizar sempre. A Evangelii Gaudium diz que a paróquia “não é uma estrutura caduca” e essas também tem sido temas de constantes discursos do papa Francisco que nos convida a romper com as estruturas que mais sistematizam do que possibilita a graça.

A paróquia possui uma plasticidade e pode assumir formas diferentes, e é fundamental que tenha docilidade e criatividade na missionariedade. Precisa ter novo olhar, novas reflexões e nova prática pastoral hoje. Com isso o nosso desafio é observar os sinais dos tempos que interpelam a paróquia hodierna, detectar aspectos da realidade que clamam por conversão pastoral e recupera dados bíblicos sobre as primeiras comunidades cristãs.

É preciso ir às fontes para haver conversão dessa estrutura, é importante recuperar os pontos históricos que merecem atenção e evidenciar os fundamentos eclesiológicos da comunidade no contexto do Vaticano II, destacar os sujeitos e as tarefas de conversão pastoral na paróquia. O documento aprofunda na proposta onde nos são apresentadas novas propostas para essa comunidade de comunidades.

No capítulo II, tratamos especificamente da expressão “Sinais dos tempos” do saudoso papa João XXIII e o aplicamos temática da conversão pastoral. O Vaticano II propõe diálogo na relação da Igreja com a sociedade. Nessa ótica, a Igreja passa a conhecer os “sinais dos tempos”, e a presença de Deus iluminando a sua missão, ela deve se revitalizar sempre através da ação do Espírito Santo, pois a  sua identidade vem do Espírito Santo que a renova sempre e todas as coisas.

As novas realidades de nossos tempos devem ser vistas com olhos de discípulos missionários, não devemos conservar o sentimento de pessimismo diante do que nos desafia, mas antes, preservar um olhar que esteja nutrido pelo Evangelho e na ação do Espírito, dessa forma, esses novos contextos e desafios devem nos inspirar à novas oportunidades de nos repensar e mudar as direções sempre que possível e necessário.

O Documento ainda nos chama a atenção para as novas tecnologias e os avanços da informática que tem proporcionado experiências inimagináveis em diversos campos da vida, essa emergência da subjetividade nos apresenta pontos positivos e outros negativos, o nosso desafio é encará-los com nova mentalidade afim de fazer crescer a identidade social, sem deixar enfraquecer os vínculos comunitários. Há um despertar do ego e uma incrível dificuldade de alguns diante de todo esse aparato, não conseguirem pensar no outro e na dimensão da partilha.


Dentre outras perdas, diante das tecnologias e informatizações que nos individualizam destacam-se a diminuição da liberdade e da autonomia, a dispensa da família, a ausência da religião e com isso a decadência sistemática da sociedade. Nos direitos individuais, cresce a indiferença em relação ao outro ganha relevância. Dificulta-se o planejamento do futuro, porque o que conta é o presente, o “aqui e o agora”.

É a cultura imediatista que afeta a todos, principalmente os jovens. Esta cultura individualista, que compra satisfação, ajuda os shoppings continua a gerar e a pobreza, a violência, a exclusão social e a cultura do descartável. Temos grandes cidades, que crescem de forma desordenada e rápida e isto dificulta a pastoral e os agentes que ficam na pastoral de manutenção. Os migrantes caem no anonimato e solidão, porque são mal acolhidos.

Os meios de comunicação mudam hábitos e criam necessidades, a Internet é território sem fronteira e cria novos espaços e horizontes. Com isso a Igreja precisa saber inculturar o Evangelho no contexto virtual, a renovação paroquial exige novas formas de evangelizar e novas estrturas. Essa sociedade tem se pautado pelo laicismo e pela secularização, com isso o cristianismo perde a influência em decisões morais da sociedade.

O texto merece uma leitura atenciosa, pois há diversas realidades que confrontam com as nossas, pois sabemos que o texto não fora elaborado com pauta na visão teórica da vida da comunidade, ele fora o primeiro documento que teve a participação maciça da opinião da comunidade, por isso, podemos afirmar que essas realidades nos representam de forma abrange. O capitulo I termina com uma belíssima proposta “Há de fato, uma real necessidade de maior ousadia missionária no anúncio do querigma frente a esses novos desafios.”

Para não delongarmos demasiadamente na elaboração do resumo, tendo em vista a riqueza de detalhes do texto original, tentaremos de forma sucinta apresentar alguns tópicos dos capítulos seguintes que mereceram maior destaque. A Palavra de Deus, vida e missão nas comunidades. No antigo Israel, a comunidade era firmada pela Aliança com Deus, o povo israelita era chamado de povo eleito e convocado por Deus. Os vínculos sempre foram importantes na vida comunitários e da familia em Israel. No tempo de Jesus os impostos levavam as famílias ao fechamento, Jesus participava da vida comunitária testemunhando a seu favor e de sua relação de proximidade com o Pai. Neste contexto, Jesus é o novo modo de ser pastor, Ele se apresenta como Bom Pastor e acolhe com bondade e ternura a sua ovelha.

Jesus nos apresenta o novo modo de acolher as pessoas indo ao seu encontro, Ele tinha um cuidado especial com os pobres que eram pessoas excluídas da sociedade. Jesus ensinava usando linguagem simples e todos entendiam e se sentiam representados. A comunidade de Jesus estava inserida na perspectiva do Reino de Deus, pois ele tinha a certeza e consciência clara de sua missão de evangelizar, Ele entrava nas casas das famílias e incentivava os apóstolos a isto.

No contexto evangélico, entrar na casa significava entrar na vida das pequenas comunidades, com isso ao lado de Jesus nasceu a comunidade formada pelos discípulos. As comunidades seguiam aprendendo um novo jeito de viver preservando as marcas da simplicidade, igualdade, partilha, amizade, serviço e perdão. No que tange à oração em comum, alegria, hospitalidade, comunhão e acolhida, Jesus inspira em suas ações, a nova forma de ser e agir em comunidade numa cultura de contrastes.

Ainda no capítulo II, nos é apresentada o Reino de Deus que implica uma nova maneira de viver e conviver em Cristo. Essa novidade deve ser exemplo paras as nossas comunidades inspiradas nas primeiras comunidades cristãs, onde os apóstolos reconhecem o ressuscitado que nos envia o Espírito Santo. É o Espírito Santo quem desperta os carismas e guia a Igreja em suas decisões, a partir daí, os apóstolos criam as comunidades marcadas pela fé. Neste contexto as comunidades eram a reunião de fieis que se sentiam chamados e vocacionados. Os cristãos perseveravam na comunhão, na fração do pão e nas orações.

No capítulo III o texto nos leva a refletir no surgimento da paróquia e sua evolução. A dimensão comunitária da fé passou por mudanças significativas, a paróquia atual começou como Igreja Doméstica, a partir das famílias. Ela é um instrumento importante de identificação da vida cristã. Há aspectos históricos que devem ser recuperados e outros revistos. As comunidades cristãs primitivas não perderam esperança em Cristo, pelo contrario, mesmo com as perseguições do Império Romano, foram fieis na fé e nos ensinamentos de Cristo. Os cristãos eram disfarçados na clandestinidade e muitos foram martirizados para defenderem a fé que professamos hoje, o refúgio dos cristãos no tempo de contrastes era nas comunidades. Nesse contexto aprofundou-se a ideia de que a fraternidade e separação de costumes pagãos marcavam autenticamente a vida em comunidade.

Com a alvorada dos grandes desafios da Igreja nativa, cresceu-se o sentido de irmandade e os cristãos eram chamados de irmãos, cuidavam das viúvas, dos desempregados, dos presos, dos órfãos, dos velhos e dos doentes. No jejum, destinavam aos pobres tudo o que deixavam de consumir, daí foram surgindo as obras de caridade que chegam até os dias de hoje. Os contrastes eram enormes, mas a Igreja cumpria sua missão de ser testemunha fiel do Cristo ressuscitado.

A partir do edito de Milão, em 313, fora declarada a liberdade religiosa no Império Romano, com o edito de Tessalônica em 381, de Teodósio, o catolicismo tornou-se a religião oficial do Império, aos poucos, o cristianismo foi se tornando a religião massiva e anônima. Essas novas organizações prejudicaram a relação existente de Igreja-casa, porem no final do séc. III surgem os lugares fixos para o culto, chamados de “domus ecclesiae”, ali eram feitas as reuniões da comunidade, sob direção de presbítero.

Final do séc. IV, em Roma, os lugares de culto chamavam-se “titulus”, é só no séc. V é que aparece a paróquia com maior autonomia e com diversas funções. Aos poucos, o sistema paroquial vai se impondo também na cidade, daí surge a paróquia já com demarcações territoriais e as dioceses. Nas paróquias a eucaristia passou a ser extensão da ação episcopal. O presbítero realizava os ritos batismais e o bispo os da crisma.
As paróquias rurais foram aos poucos se estendendo para as cidades, e em 476 aconteceu o fim do Império Romano do ocidente, houve a invasão dos bárbaros, que assimilaram a cultura romana, daí começa uma nova etapa nas comunidades cristãs, ou seja a estreita ligação entre a Igreja, o Estado e a sociedade, aparecem as Ordens Religiosas e os Mosteiros com novas espiritualidades, o mundo se torna dividido em dois polos: o temporal e o espiritual.

Nesse período o papa Gregório VII, de Cluny, assume o pontificado e é coroado como Imperador e da inicio à reforma gregoriana em busca das origens baseadas nas primeiras comunidades apostólicas, e ao mesmo tempo, afirmava o poder papal contra as ameaças dos senhores feudais. A Igreja passa a ser mais instituição jurídica do que sacramental e a paróquia continuava sendo referência para os cristãos. O Concílio de Trento, no séc. XVI, não modificou o perfil dessa estrutura da paroquial, mas insistiu que o pároco passasse a residir no território da paróquia, estabeleceu critérios da territorialidade e da criação de novas paróquias. Esse Concílio instituiu o Seminário para a formação sacerdotal, e esse modelo de paróquia do Concílio citado chegou até o Vaticano II.

A terceira parte do terceiro capítulo nos é apresentado o século XVI e o catolicismo vindo da Europa chegando ao Brasil, nessa parte o documento trata das diversas características da Igreja do Brasil. O fato histórico do descobrimento tem relação estreita com ordens religiosas e irmandades. As ordens religiosas insistiam em devoções particulares nas regiões litorâneas da recém-encontrada terra de Santa Cruz. Em 1855, medidas drásticas do Império fazem fechar os noviciados no Brasil minguando assim as vocações para o sacerdócio. As Irmandades, abaladas fecharam encerrando suas atividades e outras se secularizaram. O cristianismo ainda apostava nas tradições populares do povo e nas dimensões devocionais. As paróquias ficaram como únicas instâncias do catolicismo no país, com a chegada da Proclamação da República em 1889, a situação mudou, chegaram as congregações religiosas trazendo o modelo europeu.

Em suas propostas foram dado maior destaque para a escola católica e ajuda nas paróquias, com isso a pluralidade, não era preocupação para a unidade das paróquias. Os católicos leigos reuniam-se em associações, com muita reza e pouca missa.
No século XIX ocorreu o chamado processo de instauração, a intenção era introduzir no Brasil a reforma do Concílio de Trento, mas continuava a busca por festas, procissões e culto aos santos. A paróquia ficou sendo lugar como de exclusividade do padre, os leigos a procuram apenas para atos religiosos e sacramentos, sua finalidade era para atender às necessidades das famílias católicas. Em 1917, o CDC definiu paróquia como menor circunscrição local e pastoral. Já no Concílio Vaticano II ela é compreendida a partir da diocese, ou seja, é entendida como célula da diocese, ou comunidade local dos fieis.

Na conclusão do capítulo III a CNBB, nos faz o apelo a proporcionarmos o crescimento de uma paroquia mais discípula e missionaria. No capítulo IV, o documento nos implica a pensarmos no fundamento da comunidade-Igreja a partir da espiritualidade da Santíssima Trindade. Pelo Espírito Santo ela recebe o dom da unidade, que se expressa na paróquia.  A paróquia é a extensão da Igreja Particular e da Eucaristia episcopal. O Vaticano II a define como sendo a “célula da diocese”, essa célula deve considerar sempre a Santíssima Trindade como fonte e meta da comunidade, a Igreja, projeto do Pai, criatura do Filho e vivificada pelo Espírito Santo.

No capítulo V, destacam-se os sujeitos e as tarefas da conversão pastoral. Os fieis leigos e ordenados participam efetivamente dessa conversão pastoral. Os sujeitos e as tarefas dependem de encontro pessoal com Jesus. É Ele que nos apresenta um novo jeito de agir e cuidar das pessoas. A conversão paroquial depende de um renovado amor à pastoral, a fonte primeira para isto está no Batismo e na Ordem. O missionário tem que ser presença evangelizadora nas periferias, mas infelizmente ainda há o medo de sair do centro, de descentralizar que prejudica a tão necessária conversão.

As proposições pastorais, bem como o desafio de superar a tentação pastoral de agir com as próprias forças são destacadas nas reflexões do capítulo VI. A luz da palavra do evangelho ouvimos o forte alerta “sem Cristo nada podemos fazer” (Jo 15, 5), o papa Francisco tem nos exortado à “nunca haver uma evangelização sem o Espírito Santo”.  Comunidades da comunidade paroquial, a grande comunidade deve formar grupos menores para descentralizar, com isto se consegue chegar aos mais afastados criando novas unidades. A setorização vai ajudar na renovação se forem formadas lideranças, e o protagonismo dos leigos depende de boa preparação dos agentes de pastorais.

No final do capítulo VI, a CNBB conta com o auxilio, e a inspiração mariana, é à Virgem Maria, Senhora de Aparecida, que recorremos em busca do empenho e da força renovadora, pois sabemos que não é um desafio fácil, mas também não podemos ser vencidos pelo desanimo, que o Espírito Santo nos ilumine e nos conduza os passos no caminho dessa tão almejada renovação paroquial, a conversão paroquial depende de uma verdadeira renovação espiritual e pastoral, isso é o que vem provocar e expressar a sonhada nova evangelização.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO FILOMENO OU SÃO GENÉSIO: O SANTO PALHAÇO

Em 287 da era cristã, o Imperador Diocleciano – grande perseguidor de cristãos – baixou uma lei que deveria ser cumprida imediatamente: todos os cidadãos deveriam prestar homenagem pública aos deuses pagãos. Foi quando um cristão rico e pragmático acreditou ter encontrado uma saída para fi car bem com Deus e com o Imperador. Resolveu contratar o mais famoso dos stupidus , Philemon, emérito imitador, para representar uma farsa: ir até o templo, substituindo-o, e lá cumprir as obrigações com os deuses em seu nome. O palhaço disfarçou-se com perfeição e já ia começar seus rituais quando, de repente, dá um grito: “Não o farei!” Todos se espantam, e imediatamente ele é reconhecido. Alguém rindo diz: “É Philemon, o stupidus !” E logo todo o templo começa a rir da mais nova piada do palhaço. Mas não, não era uma piada. Philemon recebera a graça divina e acabara de se converter. Tomado pela fé no Deus único, continua gritando que jamais prestaria homenagem aos falsos deuses

VOCALISTA DA BANDA DE FORRO LIMÃO COM MEL, BATISTA LIMA, SE CONVERTE AO CATOLICISMO!

Toda semana vamos tentar postar aqui testemunho de homens e mulheres famosos que tiveram suas vidas tranformadas pela palavra de Deus, através da igreja católica, vamos começar com esse jovem dono de uma voz maravilhosa e de uma notável criatividade. Batista Lima, vocalista da Banda Limão com Mel . Batista Lima é o nome do jovem talentoso, personagem desse belo testemunho de encontro com Deus e restauração da família. Do sobrenome Lima nasceu o nome da banda de forro Limão com Mel, banda pernambucana de grande sucesso. A banda surgiu em 1990 e ganhou notoriedade ao incrementar instrumentos exóticos que até então não eram muito comuns nos estúdios da época. No inicio a banda cantava vários estilos musicais, até que em meados de 1993 decidiram pelo forro, devido a grande aceitação do publico. O grupo tem em suas letras e arranjos influencias musicais nos mais diversos estilos e bandas; Roberto Carlos, Zeze de Camargo e Luciano, Roupa Nova são alguns exemplos. A banda alcançou os g

POR ONDE ANDA Pe. ROBERTO LETTIERI DA TOCA DE ASSIS

  Quem acompanha o nosso Blog CANTINA LITERÁRIA, pôde ver que em 2010, nós fomos um dos primeiros blogs católicos a fazer essa pergunta tão intrigante: " Por onde anda padre Roberto da Toca de Assis ?" (leia na íntegra). Colocamos essa pergunta no ar para que pudéssemos colher informações dos internautas para poder repassá-la ao povo que preserva um carinho muito grande por esse sacerdote que tanto influenciou a juventude da Igreja do Brasil, porem os comentários postados por pessoas do Brasil inteiro não passaram de atualizações de meros boatos e nada mais. Outro dia pesquisando na internet me deparei com um post do " Fratres in unum.com ", um site católico que tem o meu apreço, diga-se, que postara uma foto contendo possíveis informações atualizadas sobre o padre. Fora postado uma foto sua celebrando a Santa Missa no Rito Latino-Gregoriano, com o link da página oficial da Peregrinação Internacional Populus Summorum Pontificum , o sitio de origem da ref